Agrofloresta

São mais de 5 hectares cultivados em modelos regenerativos

que melhoram o valor nutritivo dos alimentos e geram floresta.

Um Sistema Agroflorestal (SAF) reproduz a interação natural das espécies na natureza, cultivando uma área com alta biodiversidade de alimentos sem agrotóxico e um solo rico em matéria orgânica.


É muito mais do que cultivar alimentos, a Agrofloresta regenera áreas degradadas, produz florestas e água, criando mais recursos para a natureza ao invés de extrair.


Nesse sistema, as espécies de ciclo curto interagem e auxiliam no crescimento das espécies de ciclos mais longos, fornecendo sombra, matéria orgânica, enriquecendo o solo e trazendo cada vez mais vida ao local.


Esse modo de produção impacta na saúde alimentar da população e cria um microclima de florestas que melhora a qualidade de vida dos trabalhadores do campo, contribui para diminuir o aquecimento global, e gera maior biodiversidade para os biomas.

O que é agrofloresta?

Sistema Agroflorestal

HORTALIÇAS

Um excelente exemplo para pequenas e médias propriedades, que permite uma produção abundante. Esta área possui mais de 10.000 m² e está dividida em 48 talhões, em que cada talhão possui 5 canteiros. Os canteiros centrais possuem espécies com ciclos de 3 meses, 6 meses e 1 ano e os canteiros da borda possuem árvores frutíferas, madeireiras, espécies que geram matéria orgânica e grande variedade de sementes florestais, a maioria coletada na região. Este Saf permite uma produção abundante de hortaliças durante dois anos até que as árvores frutíferas comecem a produzir.

Sistema Agroflorestal

SEM IRRIGAÇÃO

Este sistema agroflorestal sem irrigação pode ser aplicado em escalas maiores para grandes áreas.

Com 0,5 hectares, impressiona com o vigor do capim implantado e com a produtividade de grãos no primeiro ano, assim como a velocidade do crescimento das árvores semeadas e frutíferas implantadas por meio de mudas. Sem dúvidas a melhor forma de recuperarmos um solo, ter uma produção orgânica de qualidade e restaurar formas e funções de florestas e ambientes naturais.


Sistema Agroflorestal

FRUTA E MADEIRA

Neste sistema desenvolvemos um design para que as linhas de árvores sejam beneficiadas com o melhor aproveitamento de espaço. Por isso intercalamos as linhas entre espécies de estrato alto e baixo e outra com espécies de estrato emergente e médio, para que as linhas de árvores possam ficar mais próximas umas das outras, além de poder alcançar com eficiência as formas e funções de uma floresta natural.


Sistema Agroflorestal

GRÃOS

Nesta área é possível produzir grãos por um período de 5 a 7 anos, pois o objetivo principal dos plantios e implantações agroflorestais é restaurar as florestas. Por tanto a partir deste período a ideia é que a floresta se desenvolva com as árvores nativas semeadas junto com mudas de café, eucalipto, acácia mangium, mexerica ponkan, entre outras. Para que o desenho e distribuição das espécies plantadas seja propícia para uma produção eficiente de grãos nestes primeiros anos, as linhas de árvores são mais distantes, a cada 8 metros, sendo que a cada ano é produzido safras novas de milho, feijão, batata yakon, batata doce, mandioca, açafrão, gengibre, abóbora, entre outras.

Sistema Agroflorestal

MEDICINAIS E

AROMÁTICAS

Neste Saf de aproximadamente 450 m² cultivamos espécies que permitem a produtividade por um longo período, além das diversas árvores que possuem grande potencial para produção dos óleos essenciais e chás. Um exemplo de consórcio é a hortelã-pimenta, rosas, patchouli e melaleuca.

Botão WhatsApp - Canal TI

Terra Booma

Conheça nossos parceiros

Entre em contato

whatsapp: +55 62 99850-7991

contato@terrabooma.org

Veja as novidades e acompanhe nosso dia-a-dia!

Agrofloresta
Mudas e sementes
Espaço para eventos
Hospedagem
Sobre a Booma
Welight
AVE
@terrabooma
/terrabooma
Contato
Política de privacidade

Pt

En